quinta-feira, 4 de junho de 2009

Influenza A subtipo H1N1 (Gripe Suína)

Influenza A (H1N1), inicialmente nomeado como Gripe Mexicana, teve os primeiros casos ocorridos no México, no mês de Março de 2009. Ela se espalhou pelo mundo, começando pela América do Norte, e atingindo pouco tempo depois a Europa e a Oceania.


O Vírus foi identificado como Influenza A subtipo H1N1, uma variante da Gripe Suína a qual ainda não existe vacina. Ele possui ADN (Ácido desoxirribonucleico) típico de Vírus Aviários, Suínos, e Humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos.


Os sintomas da doença são:

- Aparecimento repentino de Febre


- Dor de Cabeça intensa

- Dores Musculares e nas Articulações

- Irritação nos olhos

- Fluxos Nasais


A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em 25(vinte e cinco) de Abril que a epidemia da gripe Influenza A é um caso de "emergência na saúde pública mundial". Isso significa que todos os países do mundo terão de acentuar a vigilância em relação à propagação do Vírus. No dia 27(vinte e sete) do mesmo mês, a OMS elevou o nível de alerta pandémico para 4(quatro), o que significa que há perigo de transmissão de pessoa para pessoa, com risco de surtos localizados. Dois dias depois, dia 29(vinte e nove) de Abril, a Organização elevou novamente o nível de alerta. Ele passou em apenas dois dias de nível 4 para nível 5(cinco), o que significa que há transmissão da doença entre pessoas em pelo menos dois países com um risco de pandemia iminente. A escala do OMS é de 1(um) até 6(seis).


Nenhum comentário:

Postar um comentário