sexta-feira, 26 de junho de 2009

Bananal - SP ~ Origem da Cidade Parte I - Tudo começa com uma estrada e uma sesmaria...

O Vale do Rio Paraíba sempre esteve nas principais rotas dos viajantes no Brasil Colonial. A ocupação da região data do final do século XVII e início do séuclo XVIII quando o ouro que vinha das Minas Gerais passava por ali atravessando a Serra do Mar em direção ao porto de Paraty para ser embarcado para o Rio de Janeiro e Europa. Ao longo deste percurso foram aparecendo povoados que serviam de pouso para viajantes e tropeiros.
A abertura de um novo caminho ligando as minas diretamente ao Rio de Janeiro quase resultou no desaparecimento desses pequenos núcleos. Mas com a descoberta de ouro em Goiás e Mato Grosso e com o comércio do gado vindo do Rio Grande do Sul para abastecer a região mineira, o Vale do Paraíba voltou a ser passagem obrigatória.

Ainda faltava um caminho por terra entre as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro que evitasse os riscos das viagens marítimas a partir de Paraty. Os planos para sua construção começaram em 1725, mas a estrada só seria concluída na década de 1770. Foi quandoo Capitão-Mor de guaratinguetá Manoel da Silva Reis por ordem de Martim Lopes Lobo de Saldanha do Conselho de sua Majestade abriu um caminho que compreende vinte e tantas léguas de sertão que ele fez romper pela Serra da Bocaina e Paraíba. Para povoar aquelas terras e criar arranchamentos para comodidadee necessário sustento dos viajantes daquele novo caminho, foram doadas sesmarias. A sesmaria do rio Bananal foi destinada a João Barbosa Camargo e sua mulher. Em 1783 o casal manda erguer em suas terras uma capelinha dedicada ao Senhor Bom Jesus do Livramento. Em torno dela cresceria o povoado de Bananal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário