sexta-feira, 26 de junho de 2009

Aquecimento Global e Efeito Estufa: Qual é a DIFERENÇA???

O efeito estufa é um processo natural da Terra, que garante que o calor gerado pela luz do Sol fique preso no planeta, mantendo uma temperatura agradável e adequada à manutenção da vida. O fenômeno é causado por uma camada de gases, os chamados "gases de efeito estufa", como o CO², que agem como um cobertor, segurando o calor na Terra. Esses gases permitem que a luz solar atinja a superfície terrestre, mas bloqueiam e enviam de volta parte da radiação infravermelha (calor) irradiada pela Terra.
O aquecimento global é uma intensificação do efeito estufa, causada pelo acúmulo dos "gases do efeito estufa" na atmosfera, devido ao aumento das emissões causadas pela ação humana ao longo dos séculos. Estudos realizados mostram que nos últimos 160 anos a temperatura média da Terra sofreu uma elevação de 0.5ºC e, se persistir atual taxa de poluição atmosférica, é previsto que entre os anos 2025 à 2050 a temperatura sofrerá um aumento de 2.5 à 5.5ºC.

Muitos acreditam que esse fenômeno seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam o acúmulo de gases propícios ao Efeito Estufa na atmosfera.O fenômeno do Aquecimento Global não é um fenômeno natural, mas sim um fenômono causado pelo homem ao longo dos séculos, principalmente após a Revolução Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário