sexta-feira, 26 de junho de 2009

Bananal - SP ~ Características Naturais

O Clima de Bananal é tropical, com a temperatura média de 24ºC. A pluviosidade (chuvas) nessa cidade é alta. O Relevo é representado por um conjunto de superficies elevadas formando cristalinas e serras bem definidas. A altitude se apresenta em média entre 800 metros e 950 metros. A vegetação é representada como uma densa reserva da Mata Atlântica, que é uma das mais extensas reservas brasileiras.

A Mata Atlântica cobria praticamente toda a região que é hoje a cidade de Bananal, mas foi diminuída em uma pequena porção(apesar de ser uma das maiores reservas do Brasil) pois os homens começaram a desmatá-la para extrair a madeira e para fazer agricultura e principalmente pecuária nessas áreas. Com o desmatamento da Mata Atlântica podemos ter um agravamento do Aquecimento Global, por causa do acúmulo de gás Carbônico (CO²) na atmosfera (Lembramos que os vegetais têm a capacidade de executar o processo da Fotossíntese que consiste na troca de Gás Carbônico (CO²) por Oxigênio (O²). Nessa troca gasosa, os vegetais produzem o seu próprio alimento, por isso este processo não causa nenhum dano a esses seres vivos.).
A Hidrografia local é composta por dois rios, o rio Bracuí, e o Rio Bananal que deu origem ao nome da cidade, pois "Banani" é uma palavra indígena que significa sinuoso. A importância dos rios para Bananal é que os rios fornecem água para abastecer as cidades, irrigar as plantações e matar a sede dos animais criados nos pastos de Bananal.

Na época das grandes plantações de café, o solo era extremamente fértil, mas nos dias de hoje ele já está esgotado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário