domingo, 24 de maio de 2009

Características Sociais e Econômicas

ASPECTOS SOCIAIS


O índice de alfabetização no México é um dos mais elevados do mundo atingindo 97% dos jovens com menos de 14 anos, e 91% com idade acima de 15 anos. Este resultado se deve ao esforço governamental que faz com que a população tenha um mínimo de 9 anos de estudos gratuitos e obrigatórios. No caso dos indígenas, existe desde a década de 1960, diferentes programas de educação bilíngue. Esses programas receberam novos incentivos onde livros foram produzidos em mais de uma dúzia de línguas indígenas após a reforma constitucional no final da década de 1990.

Esses esforços também contaram com a criação de um sistema de ensino à distância via satélite, que alcançaram pequenas comunidades rurais e indígenas em locais mais isolados e distantes. A infraestrutura médica é, em média no país, boa e é excelente nas principais capitais. Instituições governamentais (IMSS e ISSSTE) são os principais órgãos voltados para saúde e segurança social.



De fato, a Constituição Mexicana garante tratamento médico para todos os cidadãos, mas as populações que vivem em comunidades indígenas, e áreas rurais distantes, tem pouco acesso a esses serviços. Além disso, existem também serviços de saúde privados que correspondem a cerca de 13% das unidades médicas do país.

ASPECTOS ECONÔMICOS

O México possui uma das maiores economias da América Latina. Esse país está em 12º lugar no ranking da economia mundial (segundo o Produto Interno Bruto). A economia mexicana baseia-se no comércio, indústrias, agricultura e extração mineral. As culturas dominantes são cana-de-açúcar, trigo, milho, arroz, hortaliças, algodão e café.

Também existem as culturas de subsistência que são baseadas em pequenas lavouras principalmente de milho, feijão, abóbora e em áreas tropicais, algumas frutas como o abacate.

A expansão agrícola e a criação de gado tiveram um grande impacto sobre as áreas de florestas do país, que no período de 1981 - 90, foram desaparecendo a taxa de 6.8% ao ano.

A indústria extrativa engloba petróleo, sal, enxofre e metais como prata, chumbo, mercúrio, zinco, ferro, manganês e ouro, dentre outros.



Dentre os produtos industriais podem ser citados os equipamentos para o transporte (Indústria Automobilística), produtos alimentícios, bebidas, tabaco, produtos químicos, metálicos, minerais, além de derivados do papel e têxteis. Os principais parceiros comercias do México são os Estados Unidos da América, a Espanha, a Alemanha, o Canadá, Japão, e Brasil.

2 comentários:

  1. Oi
    O texto está bom, mas precisa de uma revisão.
    Reveja a acentuação e a formatação do parágrafo. utilize a função justificar o texto (clique em personalizar).
    insira links com outros sites...
    Anexe mais figuras sobre o assunto apresentado neste texto...
    Éstá bem criativo. Continue assim...
    Abraço

    ResponderExcluir