sábado, 23 de maio de 2009

Aspectos Naturais do México

O território mexicano é tomado, em grande parte, pelos seus planaltos. Os planaltos que estão rodeados por duas cadeias de montanhas, denominadas de Sierra Madre Ocidental e Sierra Madre Oriental. No centro do território está o planalto de Anábuas, onde as altitudes podem chegar a mais de 2.000 metros. É nesta região que se encontra a Cidade do México, a capital do país. Os pontos mais altos estão em um local chamado Popocatépeti, com 5.452 metros de altitude; e Citlaltépeti, com 5.70 metros. Os dois foram produzidos por erupções vulcânicas.




O México possui poucos rios ao longo de seu território por causa das características de seu planalto, e também porque grande parte do país possui clima do tipo árido e semi-árido. O principal rio existente é o Rio Bravo, o qual deságua no Golfo do México na forma de um grande delta.

O país possui uma grade diversidade de vegetações que varia de acordo com a sua localização geográfica, tipo de relevo e altitude. A localização geográfica do país também interfere em seu clima, por isso o centro-sul do país possui clima tropical.

O relevo interfere na formação de desertos como o de Chihuahua, que está localizado no norte do país. A formação de desertos ocorre porque os conjuntos de montanhas ao redor impedem que as massas de ar úmidas cheguem até o interior do território. As formações vegetais de maior destaque são as estepes, arbustos xerófilos, savanas e florestas tropicais.


11 comentários: